Cabeça Livre

Vídeo: Pedaladas Libertárias - Padrões de beleza são uma construção social?

Resumo em tópicos:

  • Nesse vídeo, eu faço um resumo em português da primeira metade da entrevista do psicólogo canadense Jordan Peterson com o Dr. Randy Thornhill, professor da Universidade do Novo México que pesquisa Biologia Evolutiva e Psicologia Evolutiva.
  • Dois assuntos são abordados na entrevista. Na primeira metade, o Dr. Thornhill explica como as pessoas percebem outras pessoas como sendo atraentes, quais critérios elas usam para classificar pessoas como atraentes ou não atraentes.

  • Um desses critérios é a simetria bilateral facial e corporal. Pessoas com a face mais simétrica e o corpo mais simétrico são percebidas como mais atraentes. A explicação é que uma pessoa com um corpo mais simétrico não sofreria de atrito no movimento, podendo, com isso, escapar mais facilmente de um predador, por exemplo. Buscamos simetria não só nas pessoas, mas também em carros, aviões e vários outros objetos. Experimentos verificaram que a busca por simetria se dá em pessoas de diferentes idades (bebês, crianças, idosos, jovens, adultos), diferentes raças, povos e até mesmo em insetos, andorinhas, ao todo em 75 espécies animais. Ou seja, não é uma característica exclusiva humana, mas compartilhada pelo reino animal. Também estima-se que pessoas com corpos mais simétricos também possuem maior QI e, portanto, maior inteligência.

  • Outro fato, no caso dos homens, é a busca por mulheres com maiores níveis de estrogênio e, de forma análoga, no caso das mulheres, por homens com maiores níveis de testosterona. Isso é sinônimo de saúde hormonal, fertilidade. Esses hormônios geram alterações visíveis e perceptíveis no corpo: no caso das mulheres, por exemplo, o rosto tem aspecto mais infantil, o que provoca nos homens o desejo de cuidar dessa mulher. No caso dos homens, a testosterona provoca o surgimento de pelos em todo o corpo.

  • Outro critério de atratividade é a presença de alto nível de carotenoides, perceptível pela pele mais bronzeada. Pessoas com pele mais bronzeada são percebidas como mais atraentes. Os carotenoides indicam que a pessoa tem um intestino saudável e uma alimentação saudável. Carotenoides podem ser ingeridos comendo-se frutas e vegetais. Inclusive, há um estudo em que o Dr. Thornhill descobriu que é possível tornar qualquer modelo ainda mais atraente usando o Photoshop para aumentar a quantidade de amarelo na foto.

  • Peterson perguntou ao Dr. Thornhill o que ele achava do livro O Mito da Beleza, de autoria da feminista Naomi Wolf, cuja ideia, em resumo, era que os padrões de beleza são construções sociais arbitrárias. No que o Dr. Thornhill respondeu: ideologia pura, nada a ver com realidade. Há dezenas de estudos bem consolidados que indicam que perceber a outra pessoa como atraente vem muito do biológico.

Caso você tenha curiosidade de assistir à entrevista completa (em inglês) de Jordan Peterson com o Dr. Randy Thornhill, veja o vídeo abaixo:

Gostou? Que tal compartilhar?

Veja também

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar pelos seguintes:

Comentários

Sobre

Propagando ideias de liberdade.

Autor

Anúncio