Crédito da imagem: Omotayo Kofoworola / Unsplash
Os resultados da pesquisa publicada no SMJ vêm quatro meses depois que o CDC publicou um estudo em larga escala que descobriu que não havia diferença estatisticamente significativa na propagação da Covid entre crianças em escolas onde máscaras eram opcionais em comparação com escolas onde máscaras eram obrigatórias.
Esse estudo analisou cerca de 90.000 alunos do ensino fundamental em 169 escolas na Geórgia em novembro e dezembro de 2020.
Outros estudos, no entanto, concluíram que máscaras reduzem a disseminação da Covid-19, incluindo uma análise em larga escala de Bangladesh no momento em fase de pré-publicação (preprint) e passando por revisão por pares na revista Science.
“Agora temos evidências de um ensaio clínico randomizado e controlado de que a promoção da máscara aumenta o uso de coberturas faciais e previne a disseminação da Covid-19”, disse Stephen Luby, professor de medicina em Stanford e co-autor do estudo.
Outros, no entanto, contestam essa conclusão.
“O estudo sobre máscaras de Bangladesh não mostra uma diferença estatisticamente significativa na eficácia das máscaras de pano em relação às máscaras cirúrgicas”, observou recentemente Martin Kulldorff, epidemiologista de Harvard. “Com base nos intervalos de confiança, ambas podem estar em torno de 0% ou ambas podem estar em torno de 20%.”
The Bangladesh mask study does not show a statistically significant difference in the efficacy of cloth masks vs surgical masks. Based on the confidence intervals, both could be around 0% or both could be around 20%. https://t.co/N7d5biTWFG
— Martin Kulldorff (@MartinKulldorff) 8 de setembro de 2021
Um artigo recente da revista New York disse que as pesquisas conflitantes sobre as ordens de máscaras, combinadas com a ausência de surtos nas escolas europeias que não exigem que as crianças usem máscaras, sugerem que a ciência sobre as máscaras “permanece incerta”.
Nota do Cabeça Livre:
Esse texto foi dividido em três partes:
-
Máscaras: novo estudo descobre que obrigá-las não reduz mortes, hospitalizações nem casos de Covid
-
Você está aqui, na parte 2: Máscaras: ciência incerta?
Leia a continuação:
Queridos leitores,
As Big Techs limitam o alcance de publicações como essa e se recusam a exibir anúncios neste site, boicotando meu projeto de servir a vocês uma dieta constante de boas ideias. Ajude-me a lutar pela liberdade compartilhando essa publicação. Depois, junte-se a mim no debate nas redes sociais.
Autor: Jon Miltimore
Jonathan Miltimore é o editor-chefe da FEE.org. Seus escritos/reportagens tem sido tema de artigos na revista TIME, The Wall Street Journal, CNN, Forbes, Fox News e Star Tribune.
Ele assina textos nos seguintes meios de comunicação: Newsweek, The Washington Times, MSN.com, The Washington Examiner, The Daily Caller, The Federalist, Epoch Times.
Tradutor: Cabeça Livre
Esse texto é uma tradução da matéria originalmente escrita por Jon Miltimore em 9 de setembro de 2021 para a Foundation for Economic Education (FEE, “Fundação para Educação Econômica”).
O texto original, em inglês, publicado sob a licença CC BY 4.0, pode ser conferido em: